Garagem e Baliza
Essa etapa classifica – se a primeira podendo-se ser eliminatória.
Garagem = Algumas dicas como fazer a garagem essas dicas são lembretes considerando –se que o aluno tem o acompanhamento de um instrutor.
Antes de iniciar os educativos algumas informações como:
O aluno terá três minutos para colocar o veiculo dentro da garagem de frente e de ré não poderá tocar nos cones terá só três tentativas não poderá mudar de marcha invertida acontecendo isso voltará para o ponto de partida.
Marcação usada pelo instrutor no treinamento da garagem pelo lado direito
Marcação oficial para o teste
Os três cones que formam um triangulo são usados como referencia para os instrutores. Pois são os maiores os demais simbolizam a complementação de uma garagem (parede e portas)
1° Etapa
Sinalização para onde vai colocar a marcha ré tira o veiculo e deixa na frente da garagem
Com o veiculo na frente da garagem gira o volante todo para onde sinalizou e olhar o retrovisor contrário.
Obs: A Sinalização também poderá ser na frente da garagem depois olhar não é mais permitido
3° Etapa
Na olhada do retrovisor contrário encontrará o primeiro cone da entrada fechando-se no meios do retrovisor encontrando-se Dara duas voltas no volante para aliar-se
4° Etapa
Dara a ré até chegar próximo o cone olhando-se para o lado esquerdo até o cone da frente ficar no meio do vidro de trás considerando-se que na garagem é pelo lado (direito)
5° Etapa
6° Etapa
Na girada da direção olhará pelo retrovisor interno o cone do fundo até chegar no meio do retrovisor ou deixa o veiculo( reto) desfazendo com duas voltas a direção e por dentro da garagem
Obs: Antes de entrar na garagem observe os retrovisores laterais verificando se o veiculo tem espaço entre os cones, os mesmos estiverem na direção do veiculo muito próximo aconselha-se o retorno da garagem da frente
Outro tipo de entrada na garagem do lado direito
1° Etapa
Tirar o veiculo ate ficar na porta da garagem sinalizar para a direita onde esta a garagem da retaguarda
2° Etapa
Girar a direção toda para onde sinalizou e olhar o lado contrario (esquerdo) por cima do ombro esquerdo no canto da porta do condutor
3° Etapa
4° Etapa
1° Etapa
Sinalizar para onde vai tira o veiculo e deixa na frente da garagem nesse caso para a (esquerda)
2° Etapa
Deixando na ponta da garagem gira o volante todo para onde sinalizou (esquerda) olhar o retrovisor contrario
3° Etapa
Deixar o Primeiro cone da entrada no meio do retrovisor encontrando-se o cone desfazer duas voltas para aliar-se os pneus
4° Etapa
Ir de ré até encontra o cone do vidro traseiro
5° Etapa
Encontrando-se o cone no canto gira o volante todo para onde está olhando até o veiculo ficar reto ou encontra o cone de trás no meio do retrovisor
6° Etapa
Antes de entra na garagem verifiquem os retrovisores externos os cones se tem espaço entre o veiculo
Outro tipo de entrada do lado esquerdo
1° Etapa
Colocar o veiculo na frente da garagem e sinalizar
2° Etapa
Deixar o veiculo na frente da garagem e sinalizar para o lado que esta indo gira a direção para onde vai todo o olhar do lado contrario
3° Etapa
No olhar do lado direito ate encontrar o cone da entrada aproximadamente no meio do vidro de trás da porta traseira
4° Etapa
Girar a direção todo para o lado que esta olhando (direito) vai de ré ate o retrovisor interno encontrar o cone do fundo no meio ou deixa o veiculo reto
Vamos falar da mais temível na prova prática que é a baliza
Baliza:
Espaço da baliza aproximadamente
Exemplo:
Obs: O espaço será limitado com cones ou protótipo
1° Passo
2° Passo
3° Passo
1° Passo: Deixar os cones na direção do banco traseiro ou no meio da roda de trás do veiculo, sinalizar girar a direção para onde sinalizou e colocar a ré.
2° Passo: Olhar o retrovisor interno observará os cones ou protótipos de trás no retrovisor, continuando – se de ré até sumir essas referencias fazer a parada e girar o volante todo ao contrario.
3° Passo: Continuando – se a marcha ré o veiculo aproximará do meio fio, se for necessário ir para frente ou para atrás poderá fazê-lo com intuito do veiculo ficar entre o cones ou protótipo e o meio fio as duas rodas.
Obs: Considerando – se que o veiculo esta entrando pelo lado esquerdo os pneus da frente e de trás do lado esquerdo terá que ficar próximo do meio fio.
4° Passo A mudança de lado, sinalizar a direção que vai sair girar o volante para onde sinalizou colocar a primeira marcha observar o cone da frente ou o protótipo que está do lado de fora não encosta no veiculo.
5° Passo: Na volta prestar atenção se o cone da saída ou o protótipo esta no meio do retrovisor interno.
6° Passo: Achando o cone no meio do retrovisor colocar a ré girar o volante todo para outro lado e retorne.
7° Passo: Dai começará tudo de novo sendo que será pelo outro lado utilizando os mesmos passos do 1° até 7° que será o mesmo.
5° Passo
6° Passo
7° Passo
Na Avaliação na manobras de estacionamento (Baliza/Garagem)
· O Aluno terá direto a três tentativas
· Não poderá tocar nos obstáculos (balizamento)
· O aluno não poderá tira as mãos do volante, ou vira-se para a retaguarda. Salvo quando o veiculo esteja parado;
· O exame pratico de direção inicia no balizamento e constarão as faltas ali cometidas;
· É advertido e notificado o candidato quando não sinalizarem indo ou voltando da garagem;
· Não é permitida a colocação da cabeça ou corpo para fora do veiculo;
· Todas as vezes que o veiculo mudar de sentido, contar como uma tentativa e será orientado a retornar a posição de origem
O nervosismo no dia da avaliação
No dia da avaliação (prova). O aluno perderá cerca de aproximadamente 20% a 30% da sua preparação (capacidade) no inicio que é influenciado através da reação nervosa depois de alguns minutos executando a prova a preparação (capacidade), Aumentará mais de 100% com a reação do hormônios da adrenalina ou epinefrina.
Mais alguns ser humanos terá reações diferenciados por motivos de dominação negativa.
Pois assim, não alcançará os limites da capacidade ficando com as reações retardadas.
Exemplo:
- Não conseguir ver os obstáculos
- As marcações
- Não ouvir direito
- Não sair do lugar
- Não poder gritar
- Não poder falar Etc.
Essas reações acontecerá nas provas: Praticas e Teóricas em qualquer situação
Falaremos um pouco de hormônio, adrenalina ou epinefrina onde localiza-se
Segundo Paulino –
Nas glândulas supra-renais ou ad-renais localizam-se na face superior de cada rim. Dentre os hormônios produzidos pelos supra-renais, destacamos a adrenalina ou epinefrina, considerada o hormônio do medo, do susto, da raiva, ta tensão, da luta e da fuga. De fato, em situações desfavoráveis ou de emergência a adrenalina é lançada no sangue, deixando o organismo em estado de prontidão, aumentando sua capacidade de reagir.
Entre outros efeitos a adrenalina provoca:
- Vasoconstrição Periférica (Palidez);
- Aumento do ritmo respiratório e circulatório;
- Vasodilatação nos músculos esqueléticos;
- Aumento de atividade mental;
- Glicogenólise no fígado;
- Elevação da pressão arterial;
- Retardamento da fadiga muscular;
- Dilatação da pupila.
Todos esses efeitos da adrenalina lançada no sangue contribuem para o individuo executar melhor as atividades próprias dos momentos de emergência.
(Paulino, 2000, P263)
Pois, essa adrenalina causa uma agonia que terá uma reação descontrolavel no corpo que no momento de ação reagirá produtivamente ou não ao movimento da ação reagirá positivamente ou não aos movimentos.
Poderemos evitar essa perda quando temos dias marcados para essa angústia (prova, avaliação,teste), mesmo assim, aproximando-se do dia marcado começará a inquietação.
Exemplo: O aluno que realizará prova pratica da primeira Habilitação para condutores.
Daremos um método fácil para alcançar resultados bons.
Treinar, treinar, treinar e mais treinar.
Considerando-se que a repetição é a alma da perfeição.
Publicado por: http://marcosssantana.blogspot.com/2009/09/dicas-da-primeira-habilitacao-de.html
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