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sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

DICAS DA PRIMEIRA HABILITAÇÃO


CURSO:

Formação de Instrução de Trânsito, Teórica - Técnica e prática de direção Veicular Promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN – SE e realizada pela Faculdade São Luiz de França.
Formação de Examinador de Trânsito, Promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN – SE, realizada na Faculdade São Luiz de França.
Senhores Futuros Condutores que estão adquirindo a maior idade, ou aquele que já tem idade permitida. Mais ainda não teve a oportunidade de ter sua carteira de Habilitação por questão do financeiro e outros e só agora teve essa chance, deixaremos alguma dicas que são mais cobrados no treinamento pratico com alguns anos de ensinamentos, observamos que precisavam dicas especificas na luta da primeira Habilitação.

CONSIDERAÇÕES GERAIS
 
Para adquirir a carteira nacional de habilitação é necessário que o interessado realize primeiramente a avaliação psicológica e posteriormente o exame de aptidão física mental (exame médico) Teórico e Pratico.

PROVA PRÁTICA (PERCURSO DE RUA, BALIZA E/OU GARAGEM).
É Constituída de um ou vários percurso ou em áreas com simulação de trânsito em que o aluno demonstra seus conhecimentos e habilidades através de ações diretas consideram-se para julgamento fatores como habilidade, precisão percepção, raciocínio lógico, controle etc.

ETAPA DA PROVA DE DIREÇÃO VEICULAR
1° Etapa – Colocação de veiculo em vaga delimitada tipo garagem ou por balizas removíveis conforme o caso – pode ser entendido como estacionamento perpendicular ou em ângulo ao meio fio. (Em algum Estado esta prova é aplicada juntamente com a prova de Percurso). Esta primeira fase é eliminatória.

2° Etapa – Nesta fase o candidato enfrentará o Trânsito e será avaliado pelo examinador em situações diversas, para que demonstre se assimilou o que foi ensinado durante a fazer de aprendizagem.
No percurso será conveniente que: exista semáforo, conversão à esquerda, conversão à direita, rotatória, possibilidade de desenvolvimento de velocidade mais alta, variedade de sinalização vertical e horizontal, tráfego denso, etc.
PRINCIPAIS DICAS
DICA N° 01
Como Ligar o carro – O veículo pode ser ligado quando a marcha estiver o ponto morto, o ponto neutro do carro pois ligando em marcha o veicula dará um chulavanco e apagara o fogo, será falta se o condutor ligar com o pé na embreagem.
DICA N° 02
Como ajeitar os retrovisores. O retrovisor interno é ajustado na posição do aluno o pára-brisa traseiro caberá dentro do retrovisor lateral é que o aluno passará a olhar todo movimento na retaguarda do veiculo, o ajustamento é que o aluno olhara do lado de fora do meio do carro para traz na visão diagonal e lateral.
DICA N° 03
Tira o pé da embreagem na saída do veiculo.
Dependendo de cada veiculo a tirada do pé da embreagem ficará mais eficaz quando apoiando-se no assoalho ou no chão do carro, nas primeiras tiradas o motor não reagirá porque, o inicio das tiradas serão neutras continuando - se a tirada observará que o veiculo começará a trepidar esse ponto de trepidação é que o veiculo está o ponto de movimentação a trepidação é o mais importante na saída, tirando-se o pé rápido o veiculo apagara o fogo. Pois, esse ponto tem uma semelhança da meia embreagem.
Obs: O pé esquerdo e exclusivamente para a embreagem; A primeira marcha que é a marcha de força é utilizada para saída do veiculo; e o pé direito colocará no acelerador um pouco dando força no motor.
- Lembrando-se que: O acelerador só terá ação depois que o pé da embreagem estiver acima do ponto de trepidação esse mesmo mantendo abaixo da trepidação toda força de arranque será neutra.

DICA N° 04
Na execução da meia embreagem, - a meia embreagem será o mesmo educativo anterior na tirada do pé da embreagem, é feito na ladeira que terá uma força maior contrária que é a descida, o que poderá fazer é colocar a mesma força contrária na subida, encontrando-se esta força o veiculo ficará parado que esse ponto é quando chega um pouco a mais da trepidação se o veiculo continuar subindo aperte gradativamente o pé dando sempre algumas paradas para não passar do ponto, se o veiculo continuar descendo fará o contrário terá que tira o pé da embreagem aos poucos, o objetivo é manter o carro parado em uma ladeira.
- Outra forma de fazer meia embreagem, em uma subida de uma ladeira fazer uma parada no centro dela apertando -se no freio e na embreagem, tirando-se o pé da embreagem devagar até o veiculo entra na trepidação nesse ponto o condutor tirará o pé do freio devagar observando - se a movimentação do veiculo manter estável foi concluída a meia embreagem, se o veiculo discer ou subir fará os educativos anteriores
 
DICA N° 05
Marcha que não estão compatível com a velocidade – uma marcha alta e a velocidade baixa o veiculo terá uma trepidação forte, continuando-se com essa trepidação o veiculo apagará o fogo, pois uma marcha baixa e uma velocidade alta o motor dará um sinal (acelerado).

DICA N° 06
Como para o veiculo – o modo correto de parar o veiculo é usar o freio devagar e antes da parada total acionar a embreagem. Exemplo: Freio + Embreagem + Freio Total.

DICA N° 07
Curva fechada – Diminua a velocidade reduzindo a marcha, antes de entrar na curva das vias urbanas geralmente é aplicada a segunda marcha pouco utilizada a terceira marcha, vá com calma até atingir o ponto de tangência (ponto onde o condutor começa a virar a direção), nesse ponto tenha cuidado com a velocidade acelere dozadamente até atingir o ponto de saída (ponto onde o condutor retorna a direção). Curva aberta – A curva aberta permite a entrada co o pouco mais de velocidade. Curva direita – Será sempre uma curva fechada e a esquerda aberta
DICA N° 08
Quando é que aciono a embreagem: O acionamento da embreagem será para três funções.
· Parada do veiculo
· Todas as vezes que for colocar a marcha
· E na meia embreagem

DICA N° 09
Como passar a marcha no veiculo – Sempre acionar a embreagem na passada da marcha, começando do ponto morto a primeira será pressionada para o banco do motorista para cima ou para frente a Segunda marcha, pressionando para o banco do motorista e para baixo ou atrás, a marcha terceira e quarta ficará acima e abaixo do ponto central do cambio e quinta será pressionado para o banco do carona e acima ou a frente, a marcha da ré dependendo de cada marca do veiculo a marcha ré poderá ser abaixo da quinta ou no levantar de uma trava de segurança será pressionado para o banco do motorista e para frente depois da primeira marcha.
Obs: Colocar a marcha em ponto morto com o veiculo em movimento será falta.
DICA N° 10

Sinalização pra esquerda e direita – A sinalização alerta os condutores, pedestres, ciclistas e outros, sabendo qual o lado o veiculo vai convergir em uma parada, saída e curvas será feita a sinalização.

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